sábado, 10 de dezembro de 2011

Agora tudo faz sentido!

       Eu estou lendo o livro O Fantasmo da Ópera de Gaston Leroux e nas páginas 53 e 54 eu descobri por que eu não sei cantar ou tocar algum instrumento com facilidade e relativamente bem. E aqui vai a parte em que explica isso:


       ''Ao crepúsculo, na grande paz do anoitecer, o pai Daaé vinha sentar-se com eles à beira da estrada e lhes contava em voz baixa, como se temesse assustar os fantasmas que evocava, as belas lendas do país do Norte. Contava uma história que começava assim:
       
              A pequena Lotte pensava em tudo e não pensava em nada.
    Passarinho de verão, ela planava nos raios dourados do sol, tendo nos cachos
louros sua coroa primaveril. Tinha a alma tão clara e azul quanto seu olhar. Era
carinhosa com a mãe, fiel a sua boneca, tinha muito cuidado com seu vestido, seus sapatinhos vermelhos e o seu violino. Mas o que mais amava era adormecer ouvindo o Anjo da Música.

       Enquanto o velho Daaé contava a história, Raul olhava para os olhos azuis e a cabeleira de Cristine, e ela pensava que a pequena Lotte era feliz de adormecer ouvindo o Anjo da Música. Quase não havia história do velho Daaé em que o Anjo da Música não aparecesse. Daaé sustentava que os grandes músicos e grandes artistas recebiam a visita do Anjo ao menos uma vez na vida. Ás vezes, o Anjo se debruçava num berço, como aconteceu com a pequena Lotte, e é por isso que há crianças prodígios que aos seis anos tocam violino melhor do que homens de cinquenta. Ás vezes, o Anjo vem bem mais tarde, por que as crianças são desobedientes e não querem estudar as lições, nem praticar as escalas musicais. Ás vezes, não vêm nunca, quando não se tem um coração puro e uma consciência tranquila. 
       Nunca se vê o Anjo, mas as almas predestinadas o ouvem. Então, o ouvido percebe harmonias celestiais de que se lembrará a vida inteira. As pessoas visitadas pelo Anjo ficam como que inflamada. Vibram com frêmito desconhecido ao comum dos mortais. Têm o dom de tocar um instrumento ou cantar, produzindo sons cuja beleza amesquinha os demais sons humanos. Os que não sabem que o Anjo visitou essas pessoas dizem que elas têm 'gênio'.''

       Eu só posso pedir que no meu caso seja pelo fato de eu ser desobediente e não gostar de praticar as escalas musicais... Por que se for o outro caso, morrerei triste!
                     Xxx

Um comentário: