segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sotaque mineiro!




Muitos amigos meus sabem, e até concordam comigo, que eu sinto mais orgulho de ser mineira do que de ser brasileira. É obvio que uma coisa é consequência da outra, mas na boa, ainda assim tenho mais orgulho de ser mineira! Não sei exatamente o por que, acho que é por tudo o que Minas representa.

Tudo bem que Minas não é uma São Paulo da vida, mas quem precisa de mais um Estado como aquele? Pessoas sempre apresadas, que não param, muitas vezes não tem gestos simples e só vivem seguindo o fluxo. Acho que é por isso que gosto de Minas, é o contrario de qualquer outro Estado, é representado por uma simplicidade do povo, claro que há suas e exceções!

De qualquer maneira não é só isso, também adoro o sotaque mineiro, que muitas vezes, por estarmos acostumados, acabamos não percebendo muito. Até ler o texto de Felipe Peixoto Braga Netto, Sotaque mineiro: é ilegal, imoral ou engorda?, eu não havia percebido que para os 'ouvidos forasteiros', como o autor chama, certas expressões ficam um pouco estranhas, até mesmo 'erradas'. Embora o texto tende a bajular as mineiras, é uma verdade que acaba servindo para quase todos os mineiros, vale a pena conferir!

7 comentários:

  1. Eu gosto do sotaque carioca e odeio o baiano.

    ResponderExcluir
  2. Eu já não suporto o sotaque carioca! É horrível...

    ResponderExcluir
  3. Odeio o sotoque carioca mais que qualquer um. Agora, o baiano é foda!

    ResponderExcluir
  4. O melhor depois do mineiro, na minha opinião, é dos gaúchos!

    ResponderExcluir
  5. Gaúcho é melhor do que de mineiro, sem dúvidas.

    ResponderExcluir
  6. Gaúcho é ótimo mesmo, não consigo decidir se é ou não é melhor que o mineiro.

    ResponderExcluir
  7. Meu namorado e mineiro. Apesar do sotaque em si nao me incomodar - na verdade e bastante encantador, acho dificil lidar com os erros gramaticais. Ce quer que eu "do" um exemplo ? Os "de" (precisa de fazer, de ir, de vir...), o total desrespeito pelos plurais, pela conjugacao... Falando em conjugacao, gostaria de usar esse espaco para deixar um informe: "mim", nao conjuga.
    Nao, mim nao faz nada, mim nao ve nada. Se esta bom pra voces, ta bom pra mim tambem :)
    Desculpe qualquer coisa, nao e minha intencao ofender a ninguem. Acho so que o "mineires" seria perfeito, com todas aquelas expressoes divertidas e aquele sotaque gostoso, se a gramatica fosse um pouco mais respeitada no discurso.

    ResponderExcluir