terça-feira, 28 de junho de 2011

Amor


A uns dias atrás a professora de Filosofia nos escreveu um texto, cuja história é mais ou menos essa: Um médico de São Paulo se vê em uma tribo de Índios do Amazonas e aproveitando uma tarde em uma cachoeira com um índio nativo ele se sente inteiramente feliz. De súbito vira-se para o índio que o acompanhava e o perguntou se ele se sentia feliz, cuja resposta foi prontamente um sim. Na mesma hora o médico vira-se para seu companheiro e pergunta se ele sabia o que era felicidade, e tão prontamente quando na primeira resposta, o índio responde que não. O nosso dever era explicar, com as nossas palavras o que era felicidade, e ela leu a seguinte frase: 'felicidade é se sentir amado.'

Pode parecer uma besteira, mas isso me fez pensar. O que é se sentir amado? E mais, o que é amor?

Eu tenho que dizer, que acho que existe uma banalização muito grande desse sentimento. Eu já amei, amei como se nunca mais amaria de novo, mas foi um amor tolo. Como diria o poeta, o amor é o ridículo da vida. Agora eu penso, o amor é um sentimento tão banal que você conseguiria amar uma pessoa sem conhece-la? Não estou falando fisicamente, estou falando psicologicamente. Pois como todos sabemos, nós não amamos com o coração, nos amamos com o cérebro. O amor se tornou banal por esse motivo. Claro que devemos 'amar as pessoas como se não houvesse amanhã', mas esse 'amar as pessoas' é o sentido de amar de verdade? Ou é apenas respeita-las e gostar delas? Acredito que seja a segunda opção.

Não acredito em amor a primeira vista, o nome disso, pra mim, é atração. É muito fácil achar tal ou qual pessoa bonita e atraente e a partir dai criar uma paixonite sem saber absolutamente nada da pessoa. Aquele carinha bonito que sentou ao seu lado na hora do cinema, ou que estava na mesma loja que você, também aquela garota que estava andando tranquilamente na rua e por acaso esbarrou em você. Isso tudo é muito fácil, mas e o amar de verdade?

O amor não machuca, nunca machucou e nunca irá machucar, isso não é amor, pra mim isso é sadomasoquismo. Eu sinceramente acho ridículo o modo como andam descrevendo o amor por ai, na boa, parem de se penalizar por um sentimento que não tem nada haver com a dor. Amar não é sofrer, e se te faz sofrer, de boa, isso não é amor.

Eu não sei explicar o que é amor, e acredito que ninguém sabe. Bom, e se algum de vocês souberem, por favor, eu adoraria ouvir.

Depois vem toda a questão de 'como sentir se é amado?', ora, isso é mais fácil. O amor não está nas coisas difíceis e grandes da vida, está nos pequenos momentos, nos momentos mais simples. Geralmente é naquela tarde normal, ou naquela noite tranquila. Nada de mais. O amor está para todo lado, e é tenho que admitir, todos, eu disse TODOS, as vezes esquecem de simplesmente 'ascender a luz'.

20 comentários:

  1. Sempre adorei imagens com carinhas nos dedos, eu postei umas no Tumblr uns tempos atrás.

    ResponderExcluir
  2. {HP FAN DETECTED}


    (Isso tava no comentário acima, mas não apareceu.)

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre faço uma, só que geralmente eu nunca consigo tirar uma foto boa..

    ResponderExcluir
  4. KKK Eu sempre gostei dessa parte do filme

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu tava discutindo com meu amigo ontem. Ele dizia que o amor não existia, que era uma simples ilusão. E eu falava que sim existia, que na verdade é uma das poucas coisas que se pode afirmar que existe. Só que o conceito que a sociedade utiliza hoje está errôneo. Nesse ponto eu concordo com você, mas acho que amor doi sim, essa dor pode ser benéfica, nos ajudar a melhorar, ou maléfica e fuder com a gente, né Bruce!?(ninguém vai ler isso tudo)

    ResponderExcluir
  7. Pois é, nunca pensei que viveria o bastante para ter um blog, e aqui estamos nós...
    Acredito que amor e ódio andam juntos também, mas não é a mesma coisa. O amor não faz PARTE do ódio e nem o ódio faz PARTE do amor. Um é apenas consequência do outro. Não significa que se você amar, o caminho mais próximo é o ódio.
    Thanks cobaia!

    ResponderExcluir
  8. mas tu só pode odiar alguém que já amou.. Se bem, que isso também é estranho, pois falam que amor é eterno.. É, agora to confusa. q

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu li isso tudo e mesmo não sabendo o que aconteceu... força, Bruce!
    Enfim, como eu falei, tudo é consequência. Você não aprende só na dor. E as vezes a saudade não é exatamente dor, é apenas o sentimento de falta, e ai sim, faz com que você aprenda a não depender de tal pessoa. Faz você simplesmente saber lidar com a falta.

    ResponderExcluir
  10. Eu poderia citar pessoas que nunca amei e que eu odeio... clo*

    ResponderExcluir
  11. Eu li velho, como assim me fode? Tem que explicar isso ai.

    ResponderExcluir
  12. Eu não me importo de explicar isso 'aqui' KKKK

    ResponderExcluir
  13. É que você é um cara muito fodido

    ResponderExcluir
  14. Acho que tudo é consequência, mas mesmo assim faz parte. O amor é consequência da convivencia, do afeto etc. Todos os tipos de amor. Mas as pessoas quando falam de amor logo imaginam o do homem pela mulher e vice-versa. Esse amor, como eu havia dito, também é consequência de convivência, coisas em comum, e de reprocidade, porque AMOR só chega a ser AMOR quando você pode cultivar isso. Então a principio você gosta de alguém e cria uma paixonite, depois sim, se isso for reciproco, aí chega a um ponto que vira amor... Amar não é esquecer tão rápido alguém, isso sim pode ser chamado de paixão. Mas quando você está com alguém e cria uma rotina com esse alguém, como eu já te disse, Dani, você convive, você se apega e se acostuma, e isso sim vai nascendo e crescendo um sentimento, porém quando essa rotina é quebrada, quando o sentimento do alguém ja não é mais reciproco, e você passa a guardar esse amor que você tinha para dar, você passa também a sofrer. Não que amor seja só sofrer, amor também tem a ver com felicidade, claro.. Mas sofrer faz parte também, pode ser consequência, mas amor também é consequência de algo. E se realmente não fosse amor, mesmo quando tal pessoa deixa de 'amar' você (porque se deixou de amar tão rápido, não chegava a realmente ser amor) você esqueceria facilmente, mas se não, se continua com esse sentimento, pode-se chamar de amor, isso. Nem todo amor é pra sempre, amor também passa... Com o tempo mas não é porque vai passar que deixa de ser amor, não passa RÁPIDO, demora.. e se demorar, foi amor. Enfim, é isso aí, acho que tu entendeu meu raciocinio. Q

    ResponderExcluir
  15. sou seu admirador secreto. kkkkkkkkkk brinks. q

    ResponderExcluir
  16. Amém! kkk Escreveu a Bíblia né, Fer?
    Enfim, acho que tem um pouco de verdade sim, mas é como eu disse, o amor se transforma em saudade, por que afinal, a rotina foi quebrada, deixou de ser a mesma coisa, e se rompeu. Não acho que seja dor, acho que seja saudade...

    ResponderExcluir
  17. Oh, meu Deus... Eu tenho um admirador secreto. Por favor que seja o IDFHASIHDIUASDIHSIUH
    Palhaça!

    ResponderExcluir
  18. Eu não consegui ler tudo, me desculpe seja quem for. O que importa é que o Amor existe, é lindo, é feio, é divertido, é chato, é tudo, é nada.

    ResponderExcluir