domingo, 15 de maio de 2011

Música


Eu especialmente gosto muito de História. Não sei se é por que as aulas com a minha professora de História são engraçadas ou porque simplesmente eu gosto mais dessa matéria. De qualquer maneira o fato é que eu me interesso sobre o assunto. Por isso vivo pegando livros de historia para ler. Gosto muito do período entre a Primeira Guerra Mundial, até o fim da Ditadura Militar no Brasil. Para mim as coisas realmente começaram a acontecer nessa época. Claro que eu penso assim não só pelos movimentos políticos que existiram durante esse período, também penso assim pelos movimentos musicais e artísticos. O Rock basicamente começou a funcionar nesse período. A musica deixou de ser apenas um plano de fundo na vida das pessoas e passou a ser o complemento na sociedade. A prova disso foi o Woodstock. Varias pessoas unidas por uma ideologia. Talvez muitas pessoas só estivessem lá pelas apresentações, que claro, foram memoráveis, pois não era todo dia que se podia ver The Who, Janis Joplin, Jimi Hendrix, entro outros em um palco para quatro dias de musica.
A musica deu um grande passo, ao contrario do que disse Neil Armstrong ao chegar a lua (deixando claro que não acredito que isso tenha acontecido, mas isso é outro assunto), era um grande passo para o homem e um salto ainda maior para a humanidade! É totalmente inútil lutar contra isso. A musica se tornou algo essencial, já não era apenas alguns acordes misturados com qualquer coisa cantada. Passaria a ser acordes que reinventava a vida de uma geração e a transformavam em um hino. A musica passou a ser levada como um modo de contestação de uma sociedade conservadora, que apenas dizia ‘Não fale, não ouça e não questione’. Esses dizeres caíram por terra quando a nova geração de jovens surgiu dizendo ‘Falamos, ouvimos e questionamos até perdermos as vozes’. Mas todos sabemos que mesmo sem voz, ainda haveria a musica que poderia ser cantada por outros e poderia ser levada adiante.
E a cada geração isso ia se reinventando. A musica, ao contrario de muitas outras coisas, não parou no tempo. Continuou, a partir de todos os anseios de cada juventude. Não parou de evoluir... E se por acaso isso anda acontecendo, devemos nos precaver, pois não podemos perder toda a magia que envolve a musica!

2 comentários:

  1. Eu acho que tem muita merda no mundo de hoje. Sim, tem merda pra caralho. Coisa que eu não considero música. Sei lá, música é arte, uma forma de expressão, ai me vem um trouxa e começa a falar merda da Liga da Justiça.

    Mas ainda tem coisa boa, tem essas bandas velhas que estão ai fazendo rock, esses caras da antiga que, por sorte, não morrem nunca e essas bandas undergrounds de rock alternativo ou indie rock. Elas me fazem ter esperança.

    ResponderExcluir
  2. Concordo! Mas eu já estou no ponto em que eu realmente não me importo mais quando a quantidade de merda que a musica atual anda fabricando.
    Tem algumas bandas, que como você disse, ainda estão por ai fazendo rock, e isso não vai parar, por mais que as modas venham e façam a cabeça da galera, ainda vai ter gente interessada na musica, e não na quantidade de fãs que vão ter se começarem a tocar três acordes e repetir a musica quatro vezes.
    É só tentar filtrar, há coisa suficientemente boa que podem muito bem suprir a necessidade de uma boa musica.

    ResponderExcluir