domingo, 15 de maio de 2011

Dica - Escritor/Livro.: Marcelo Rubens Paiva/ Feliz Ano Velho


Sem duvida alguma, uma das maiores descobertas que eu já fiz na literatura brasileira foi quando eu tinha apenas 13 anos. Peguei, também na biblioteca da escola, um livro chamado ‘Feliz ano velho’ do autor Marcelo Rubens Paiva. Embora, hoje, o próprio autor ache que se pudesse voltar ao tempo não teria escrito aquele livro, eu acho que foi uma das melhores coisas que ele poderia ter feito. Claro que o livro não existiria se ele não tivesse sofrido um acidente, e claro que não fico feliz por isso, mas fico feliz por ele ter compartilhado a própria breve historia de um jeito bem mais interessante do que qualquer auto-biografia de muitos artistas ou escritores.
De qualquer maneira, o livro ‘Feliz ano velho’, que foi escrito em 1981, conta sobre o acidente que o autor sofreu quando tinha apenas 20 anos de idade, deixando-o então, tetraplégico. Segundo conta no livro, Marcelo fraturou um vértebra do pescoço ao bater com a cabeça numa pedra, por ter pulado em lago ao estilo ‘patinhas’. Também mostra a dificuldade que muitas pessoas sofrem nessa situação e a força de vontade de um homem que tenta se integrar novamente em uma sociedade, enfrentando seus problemas e medos.
Mesmo assim, Marcelo Rubens Paiva deixa claro que não acha que deve ser tido como um exemplo de nada, como ele mesmo escreve no livro: ‘’Não quero que as pessoas me encarem como um rapaz que apesar de tudo transmite muita força. Não sou modelo para nada. Não sou herói, sou apenas vitima do destino, dentre milhões de destinos que nós não escolhemos. Aconteceu comigo. Injustamente, mas aconteceu. É foda, mas que jeito...’’
Durante o período de recuperação, Marcelo conta coisas do seu passado, que não estavam tão distantes, afinal, ele só tinha 20 anos de idade. Falava sobre seus casos amorosos e sobre sua vida musical. Também falava sobre a sua vida de estudante, que cursava, na época, Engenharia Agrícola.
O livro foi um best-seller dos anos 80. Teve varias adaptações para o teatro e até gerou um filme com o mesmo nome do livro.



Se você se interessou e quer saber mais sobre os livros do escritor aqui vai alguns.:
-Malu de Bicicleta
-Blecaute
-Não és Tu Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário