quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dica - Livro.: Dom Quixote de La Mancha


Desde a primeira vez que eu li Dom Quixote, que foi na minha quinta serie, eu o reli pelo menos umas quatro vezes. As pessoas não entendem por que eu gosto tanto desse livro, e até pouco tempo atrás nem eu mesma sabia. O fato, é que ao contrario da maioria dos livros sobre romances esse livro é retratado, do meu ponto de vista, totalmente diferente. É uma parodia dos romances de cavalaria que estavam em alta na época em que o livro foi escrito, mas de qualquer maneira ainda passa uma certa lição. Dom Quixote de La Mancha, já com avançada idade se apaixona pela leitura de livros sobre cavalaria. Achando que tudo o que era escrito no livro tinha sido verdade, Dom Quixote parte para sua própria aventura de cavalaria com seu fiel amigo e companheiro, Sancho Pança, que, ao contrario de Dom Quixote, tem uma visão bem mais realista de suas andanças.
Para mim a história do Cavaleiro da Triste Figura, como ficou conhecido Dom Quixote, representa todo um desejo de uma ideologia, certo que no livro era um devaneio. Mas, contudo, no final do livro, há toda a impossibilidade, pois o limite humano chega ao máximo, deixando nosso querido Dom Quixote impossibilitado de qualquer aventura. Isso significa, para mim, que mesmo em meio aos devaneios, ainda há um desejo latente por um ideal, ou até mesmo em meio a uma dificuldade, você ainda assim pode continuar a sonhar por esse mesmo ideal, não importa se você vai ficar conhecido como o Cavaleiro da Triste Figura!

2 comentários:

  1. Você, assim como eu, leu a versão pra estudantes. A versão que o Miguel de Cervantes realmente escreveu da 20 livrinhos daquele(ou mais). Eu também gosto muito do livro, mas teho vontade de ler o original.

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu fiquei sabendo dos livros e assim como você também tenho vontade de ler..

    ResponderExcluir