quinta-feira, 19 de maio de 2011

I Don't Wanna Grow Up!



Esse post é dedicado para a explicação do nome que eu dei ao blog. Para começar a idéia veio da musica dos Ramones que se chama I Don’t Wanna Grow Up. Depois, devo dizer que tenho um pouco a Síndrome de Peter Pan. Sim, eu tenho medo de crescer! Não estou falando no sentido de ficar velha, com rugas e com o andar lento. Estou falando no medo de perder todos os sonhos, todas essas horas vagas e todo o conforto que adolescência te dá.

Estou no segundo ano do ensino médio e quando eu percebo isso eu só consigo me perguntar ‘’Aonde foram os últimos cinco anos?’’. Os anos tem, sabe se lá por que, passado cada vez mais rápido sem que eu ao menos me dê conta. Ainda lembro e atrevo a dizer que ainda posso sentir a mesma coisa que senti na quinta serie, em uma escola nova, sendo os mais novos da escola, com toda a vergonha e ansiedade. Me lembro quando eu entrei na sala de vídeo para um longo discurso de dois períodos que a diretora do colégio deu e ainda consigo me lembrar da lapiseira da Hello Kitty da Bárbara que foi roubada logo no primeiro dia de aula.

Lembro da minha sexta serie e da apresetanção da musica na frente da sala. Lembro da sétima, e para mim o melhor ano na escola. Foi onde comecei a descobrir quem eu realmente era e pelo que eu me interessava. Lembro da minha quase reprovação em matemática na oitava serie e também lembro do saco que foi o primeiro ano, com todos aqueles sextos períodos onde eu quase morria de fome. E sem contar é claro nossas ‘aventuras’ de final de cada ano, que se resumiam em ir na nossa antiga escola ou ir na escola ‘mal assombrada’ e morrer de rir com o escândalo que as meninas fizeram. E ao lembrar de tudo isso eu fico ainda pior, por que durante todos esses anos eu tinha certeza absoluta do que eu queria para minha vida, e vejam só, chego ao segundo ano, ano de preparação para basicamente tudo e o que me acontece? Não tenho nenhuma noção do que fazer quando o terceiro ano acabar.

Dar adeus a todas as manhãs com todos aqueles (idiotas) lindos amigos que me acompanham desde a primeira serie, da mordomia de ter apenas que ir na escola e mais nada da vida, das leituras de outros livros nas aulas de Geografia, do desespero nas provas de Química, na total falta de noção nas provas de Matemática, das cochiladas nas aulas de Filosofia ou das piadas infames nas aulas de Sociologia. Abrir mão de tudo isso e ter que simplesmente crescer. Tomar um rumo, fazer uma faculdade, ser realmente responsável pelos seus atos, e ter que virar adulto, com todas aquelas coisas chatas de trabalhar, pagar conta, constituir uma nova família como se não bastasse a completa confusão que a sua já é.

Por mais que eu me sinta responsável agora, não consigo me ver tomando decisões que poderam mudar meu futuro, casar, ter filhos e depois? Você nunca sabe o que vem depois. E isso é o pior! É como sabiamente Marcelo Rubens Paiva diz no livro Feliz Ano Velho ‘’Meu futuro é uma quantidade infinita de incertezas.’’ e nada mais! Eu não me sinto preparada para essas incertezas. É inevitável negar, mas todos nós temos medo do desconhecido.

Ainda fica mais difícil quando, agora que eu tenho que tomar as decisões, ter certeza do que quero fazer, nem sei ao menos se devo fazer o ENEM e apenas saber como é. Tem muita pressão em todo lugar, na escola, em casa, na rua e com os parentes distantes que ainda pensam que eu sou a mesma Daniela da quinta serie que vivia falando que ia cursar a faculdade de Direito e ser uma promotora. Não posso negar, tenho medo de crescer! Ou melhor, EU NÃO QUERO CRESCER!

2 comentários:

  1. Todo esse papo de crescer me deixa deprimido.

    ResponderExcluir
  2. Já passei dessa fase. Vou aproveitar cada momento de minha preciosa vidinha com todas as vantagens e desvantagens.

    ResponderExcluir